TIC - 7ºANO

História do Computador

    Ao longo da sua evolução, o Homem foi sempre capaz de resolver e solucionar os problemas com que se deparou, isto, devido à sua capacidade criativa, que lhe permitiu a invenção de um sem números de objetos. Estes utensílios, tais como armas de caça, objetos para armazenar alimentos, ferramentas que o auxiliavam na agricultura…, possibilitaram-lhe ultrapassar algumas das dificuldades sentidas devido a limitações físicas.

    A evolução do Homem não se limitou aos aspectos físicos, cada vez mais se sentia a evolução intelectual, o que o levou a criar objetos que o auxiliassem no desempenho dessas capacidades e assim, surgiram as primeiras ferramentas de cálculo.

 

ANO FERRAMENTA IMAGEM UTILIZAÇÃO
3000 a.c. Ábaco Chinês Permite a realização de operações elementares de cálculo – ainda hoje é usado.
1617 Tábuas de Napier Tábuas de Napier Transformam a multiplicação na adição de números localizados em secções horizontalmente adjacentes mediante o recurso a tabelas de logaritmos e de anti logaritmos.
1643 Calculadora mecânica de Pascal   Transformam a multiplicação na adição de números localizados em secções horizontalmente adjacentes mediante o recurso a tabelas de logaritmos e de anti logaritmos.
1673 Calculadora mecânica de Leibnitz   Permite a realização de multiplicações e divisões sob a forma de adições e subtracções sucessivas.
1804 Tear de Jacquard  

O cartão perfurado nasceu de um sistema criado para movimentar teares automaticamente guiados por uma série de furos feitos em cartões.

Funciona com cartões perfurados que codificam o padrão dos tecidos a tecer.
1822 Engenho diferencial de Babbage   Máquina para calcular e imprimir tabelas numéricas. O seu projecto foi sujeito a constantes alterações e por este facto a sua construção só se concretizou mais tarde.
1834 Engenho analítico de Babbage   Nunca chegou a ser construído. A sua arquitectura era semelhante à de um computador programável.
1890 Tabulador estatístico de Holleritht informação   Foi construído nos EUA, em 1890, com o objetivo de processar os resultados de recenseamento. Este sistema registava o nome, idade, sexo e endereço de cada pessoa sob a forma de furos feitos em cartão que depois eram contados eletricamente.
1941 Z3 de Konrad Zuze   Computador de aplicação geral que utilizava interruptores eletromecânicos. Apesar de Zuze desconhecer os trabalhos de Babbage e a álgebra booleana, já utilizava alguns princípios semelhantes aos da lógica binária.
1942 Z4 de Konrad Zuze   Melhoramento do Z3 de computador de aplicação geral seria 1000 vezes mais rápido que qualquer máquina existente. Foi apresentado ao Ministério da Guerra Alemão, utilizava válvulas electrónicas e um teclado para entrada de dados, possibilitando a descodificação das mensagens dos aliados. Este projecto foi recusado porque quando estivesse terminado (1944) já a Alemanha teria ganho a guerra.
1943 Mark I de Howard Aiken   Desenvolvido com o apoio da Marinha dos EUA e do presidente da IBM, apresentava uma arquitectura, semelhante à do engenho analítico de Babbage. Utilizava cartões perfurados para a entrada e a saída de dados e baseava-se no sistema decimal. Comprimento: 15m, Altura: 2,5m, apresentando 750 000 componentes ligados por 800km de fios condutores. Antes de estar terminado já era considerado obsoleto.
1943 Colossus   O projecto ULTRA – concebe uma máquina específica para a descodificação de mensagens. Processava 25 000 caracteres por segundo com as 2000 válvulas que a constituíam, possibilitando descodificar vários milhares de mensagens por dia, lidas de uma fita perfurada.
1943/1946 E.N.I.A.C   Esta máquina foi projectada para a Segunda Guerra mas só foi concluída posteriormente. Funcionava no sistema decimal, era composta por 18 000 válvulas, 100 000 outros componentes electrónicos e pesava 30 toneladas. Processou um milhão de cartões perfurados para os cálculos de viabilidade da bomba atómica. A sua programação envolvia a alteração de milhares de circuitos electrónicos. Começou a funcionar em Fevereiro de 1946.
1944 Calculador aritmético   Howard H. Aiken, da Universidade de Harward criou em colaboração com a IBM o primeiro calculador aritmético universal.
1949 E.D.S.A.C   Foi o primeiro computador com programa armazenado internamente. Concebido por Maurice Wilkes depois de assistir a uma palestra sobre o E.D.V.A.C., na altura em construção.
1951 E.D.V.A.C   Foi o primeiro computador a trabalhar no sistema binário, o que reduzia a complexidade dos circuitos electrónicos que o constituíam.
1951 UNIVAC   Foi o primeiro computador comercial. Lia dados a partir de uma fita magnética.

 

Os primeiros computadores aqueciam imenso, sobretudo devido à utilização de válvulas eletrónicas. Com a utilização do transístor (1955) e, sobretudo, depois de 1965, do circuito integrado (pequeno circuito eletrónico, que pode ser utilizado como processador ou memória), os computadores entram numa nova fase.

As décadas de 80 e 90 viram surgir, para além dos supercomputadores usados em universidades, grandes empresas e na administração pública, computadores pessoais cada vez mais poderosos e, simultaneamente, mais pequenos e mais acessíveis no preço e na sua utilização.

 

Áreas de Aplicação das TIC

 

Computador

  • Informática: Significa o tratamento, ou processamento, da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador ou sistemas informáticos (computador e outros dispositivos associados).

  • Burótica: Designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios ou gabinetes administrativos.

 

Comunicação

  • Telecomunicação: Tele é um prefixo de origem grega que exprime a ideia de "longe", "ao longe", "à distância".

    Comunicação tem a ver com o acto de transmitir informação. Consiste num serviço de comunicação à distância que envolve a integração de sistemas tais como: televisão, vídeo, linhas telefónicas, satélites, etc.

  • Telemática: Caracteriza-se pela conjugação de meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância (linhas telefónicas, satélites, fibra otica etc.)

 

Controlo e automação

  • Robótica: A robótica é a área que estuda o desenvolvimento de sistemas electromecânicos (robôs) nos quais intervêm meios e processos informáticos.

    A utilização destes dispositivos é de grande importância sempre que é necessário realizar tarefas com o máximo de eficiência e precisão ou aceder a lugares onde a presença humana se torna difícil, arriscada e até mesmo impossível.

  • CAD/CAM: CAD (Computer Assisted Design) – Desenho assistido por computador – permite criar e editar desenhos gráficos de engenharia, arquitetura, design e publicidade, de uma forma quase automática.

    CAM (Computer Aided Manufactoring) – fabrico assistido por computador – é usado nas mais variadas indústrias: automóvel, electrónica, têxteis etc.

Estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

 

Os sistemas informáticos são constituídos por

  • Hardware: Todos os dispositivos físicos que constituem um sistema informático.
  • Software: Programas – conjunto de instruções – que gerem e controlam o hardware, de uma forma organizada, para que o computador possa funcionar convenientemente.

 

Estrutura Von Neumann

 

Placa principal (Motherboard)

A motherboard é o elemento mais importante de um computador pois tem como função permitir que o processador comunique com todos os periféricos instalados com maior velocidade e fiabilidade.

 

....


Crie o seu site grátis Webnode