Dia Europeu da proteção de dados
Na passada terça-feira foi assinalado o Dia Europeu da Proteção de Dados.
Ransomware é o termo utilizado para os programas que fazem o sequestro de um computador, com a finalidade de conseguir o pagamento de um resgate pelo utilizador.
O Phishing, que se destina a conseguir acesso a contas bancárias, acedem às contas e desviam dinheiro.
Há links que surgem nas redes sociais que, ao serem visitadas, deixam um "espião" que fica adormecido no computador do utilizador. Mais tarde é usado, por exemplo, para o Ransomware ou Phishing.
Sabia que após intercetar um qualquer site que abre no smartphone, é possível controlar o seu telemóvel? Ter acesso aos contactos, aos sms e às conversas?
Para alertar para esta realidade, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) promoveu na Assembleia da República, uma sessão interativa de "Demonstração da Vulnerabilidade dos nossos Dados Pessoais". A sessão foi conduzida por Luís Antunes, do Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, e dez minutos após começar já se sabia por onde tinham navegado os utilizadores de smartphone presentes na sala. Uns por sites de jornais, outros pelos da meteorologia...
A CNPD disponibiliza a 11 de fevereiro, no seu site, uma aplicação informática para proteger os computadores pessoais de ataques informáticos quando ligados a redes wi-fi públicas.
Fonte: Jornal de Notícias, 28.01.2014